Campanha nacional propõe impulsionar produtos orgânicos


O alimento orgânico é mais saudável por evitar o uso de fertilizantes artificiais e pesticidas em sua produção. O Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis) contabiliza cerca de 60 empresas no setor e faturamento de R$ 4 bilhões do mercado, só no ano passado. No entanto, grande parte da população desconhece os benefícios e as normas de comercialização. Mudar essa realidade é o desafio da 15ª edição da campanha do Ministério da Agricultura (Mapa).
Lançada na segunda-feira, 27 de maio, a iniciativa propõe informar o consumidor como reconhecer o produto orgânico em feiras e supermercados. Além de impulsionar a economia, os produtos orgânicos – forte entre os pequenos agricultores e agricultores familiares – também podem ser mais usados pelo sistema educacional, para merenda escolar mais saudável. A ideai foi defendida pela ministra do Mapa, Tereza Cristina, durante a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em abril deste ano.
Essa conscientização deve estimular ainda mais a produção e o consumo de alimentos orgânicos. Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o aumento da procura por produtos orgânicos, pela população representa uma oportunidade para a gestão local. A recomendação da entidade é que se incentive, principalmente, os pequenos produtores, a criação de feiras de orgânicos e a divulgação dos produtores do Município, visando à geração maior de renda.
Embalagem
A legislação atual provê a obrigatoriedade de os alimentos orgânicos, vendidos em embalagem ou mesmo a granel, apresentarem selo ou sinalização de “Produto Orgânico Brasil”, que identifica a certificação do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SisOrg). O selo atesta que durante cultivo e produção do alimento, de origem vegetal ou animal, processados ou não, não houve uso de insumos químicos, transgênicos e tóxicos.
Alimentos industrializados só recebem o selo se tiverem mais de 95% de ingredientes de origem orgânica. O produto que tiver mais de 70% e menos de 95% de ingredientes orgânicos pode ser identificado como “produto com ingredientes orgânicos”. O fornecedor pode ser identificado pelo Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos. Esse cadastro registra a existência de 19 mil produtores orgânicos no Brasil, e a quantidade de produtores cresce entre 10% e 15% ao ano.
Da Agência CNM de NotíciasFoto: Pref. Itanham (SP)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa reconhece seis estados como livres de febre aftosa sem vacinação.

Toffoli deixa em aberto prazo para nova proposta de pagamento de multas

Lira sinaliza retaliação caso PSB saia do bloco