Workshop debate otimização de custos para o avanço das organizações

Reduzir custos nos negócios, alavancar a eficiência e combater os riscos. Os três pontos estiveram em pauta na manhã desta quinta-feira (23/5), no auditório da Escola de Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, durante a realização do workshop que debateu “otimização de custos para suportar a gestão de gastos de instituições públicas e privadas”. 

“Muitas organizações gastam milhões em software e não têm o retorno esperado. Então, aplicar em Tecnologia da Informação custa caro, mas devemos encarar como investimento que gere fruto. Grandes debates no Brasil têm como tema a produtividade e essa abordagem, de fazer mais com menos, precisa entrar no sangue do TCE, do Estado do Ceará, bem como das empresas públicas e privadas em todo o País”, ressaltou o presidente do Tribunal, conselheiro Edilberto Pontes. Realizado em parceria com a Gartner, o evento foi iniciativa da Secretaria de TI do TCE Ceará, por meio do
projeto de inovação digital da Corte.

As palestras foram feitas pelo vice-presidente do Programa Executivo do Gartner para América Latina, Freud Carvalho; pelo Diretor de Relacionamento do Programa, Jaime Gama; com a mediação do secretário de TI do TCE Ceará, Alexsandre Silva. “Temos, na STI, um grande desafio que é aproximar ainda mais o TCE da sociedade. Sabemos que orçamento no setor público é bem escasso, mas podemos otimizar os recursos e manter a eficiência. Percebo que estamos no caminho correto”, disse Alexsandre Silva.

“Nosso objetivo é compartilhar o conhecimento e as práticas de sucesso reconhecidas pelo mercado em otimização de custos, identificando oportunidades e estruturando um programa para tal fim”, destacou Jaime Gama em sua apresentação, completando: “A TI permeia por todas as atividades dos negócios, agrega valor, reduz custos, afinal estamos no século XXI”.

O palestrante fez um panorama econômico de 2017 a 2019, apontando que as organizações precisam focar na otimização de custos, evoluindo para os serviços digitais. Para Gama, seis pilares são importantes para traçar a direção e saber se a organização está seguindo financeiramente e com transparência. São eles: Orçamento de TI; Plano de investimento; Chargeback / Showback (reporte de custos); Benchmarking (identificar oportunidades de melhoria); Otimização de custos; Valor para o negócio.

Jaime Gama apresentou case de sucesso de um Banco Público Brasileiro onde, usando o suporte da Gartner, conseguiu alavancar o negócio em apenas três meses, incentivando a inspiração e fazendo recomendação ao final: “disciplina é fundamental”. O empreendimento investiu nos quatro níveis de otimização de custos de TI, sugeridas pela Gartner, nesta ordem: Aquisição de TI; Redução dos custos dentro da TI; Redução de custos conjunta TI e Negócio; Viabilizar inovação e reestruturação do negócio.

O valor desse workshop, como apontou Freud Carvalho, “economiza 100 páginas de leitura, evitando erros pela falta de conhecimento”. O Executivo chamou a atenção da plateia para o “aha moment”, aquele momento de estalo em que o público toma nota das ideias explanadas para que possa usar em sua organização.

TCE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa reconhece seis estados como livres de febre aftosa sem vacinação.

Rede Cuca de Fortaleza está com 5 mil vagas abertas

Segunda etapa do Censo Escolar começa a coletar dados informados pelas escolas