Deputado Nizo Costa cria dia estadual do combate ao feminicídio
Foi aprovado no Plenário 13 de Maio, na tarde desta terça (07), o projeto de lei do deputado estadual Nizo Costa (PSB) que institui o dia do Combate ao Feminicídio no Estado do Ceará, a ser celebrado anualmente no dia 24 de outubro.
A data escolhida faz alusão a morte da menina Benigna, que pode ser a primeira cearense beatificada pelo Vaticano. Benigna Cardoso da Silva viveu no município de Santana do Cariri e foi brutalmente assassinada a facadas em 1941, quando tinha apenas 13 anos de idade. Caso fosse averiguado com as leis atuais, o crime seria classificado como feminicídio.
Ceará é o segundo estado brasileiro onde mais se matou mulheres em 2018. De acordo com as estatísticas, dos 447 homicídios dolosos contra mulheres, 26 registros foram considerados feminicídios. O estado só fica atrás de São Paulo, onde 461 mulheres foram assassinadas no ano passado, sendo 136 feminicídios.
“O dia 24 de outubro será marcado por atividades educativas de conscientização sobre o combate ao feminicídio, que a cada dia cresce no nosso estado. Precisamos garantir o bem estar das mulheres em nossa sociedade e evitar que crimes como esse se repitam”, afirma deputado Nizo Costa.
Assessoria.
Comentários
Postar um comentário