LEI PROMOVE SEMANA SOBRE AUTISMO



A última publicação do  Manual de Saúde Mental – DSM-5, que é um guia de classificação diagnóstica, atribui o Autismo e todos os distúrbios (que incluem o transtorno autista, transtorno desintegrativo da infância, transtorno generalizado do desenvolvimento não-especificado (PDD-NOS) e Síndrome de Asperger) ao que se chama agora de “Transtornos do Espectro Autista – TEA”, que é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento.
As Câmaras devem priorizar o debate referente ao Autismo, criando mecanismos de orientação à população indicando ao Executivo a criação da “Semana Municipal da Consciência sobre o Autismo”, a ser comemorada anualmente, na primeira semana do mês de abril, e já está inclusa no calendário oficial de eventos.

Sobre o Autismo

Os Transtornos do Espectro Autista – TEA se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos, podendo ser associado com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção. Pode ocorrer também que as pessoas com autismo apresentem problemas de saúde física, tais como distúrbios do sono e gastrointestinais e podem apresentar outras condições como síndrome de déficit de atenção e hiperatividade, dislexia ou dispraxia.
O autismo é uma condição permanente, a criança nasce com autismo e torna-se um adulto com autismo. No entanto, assim como qualquer ser humano, cada pessoa com autismo é única e todas podem aprender. Algumas poderão levar uma vida relativamente normal, enquanto outras poderão precisar de apoio especializado ao longo de toda a vida.(*)

Objetivos da Semana de Conscientização

A lei, que foi criada para promover o debate e difundir o conhecimento deste transtorno, tem objetivos e pretende desenvolver ações como:
·         conscientizar a população, por meio de campanhas informativas e educativas;
·         organizar palestras, audiências públicas, conferências e similares;
·         contribuir para a disseminação de informações sobre o tema.
Durante o período de realização da Semana Municipal da Consciência sobre o Autismo, os monumentos e edifícios públicos municipais poderão receber iluminação de cor azul.

Você sabia?

As pessoas com Transtornos do Espectro Autista podem se destacar em habilidades visuais, música, arte e matemática. Geralmente, possuem capacidade de memória muito acima da média, são muito atentas aos detalhes e à exatidão e boas em aprender visualmente.
Alguns indivíduos que são sub sensíveis podem não sentir dor ou temperaturas extremas. Algumas podem balançar rodar ou agitar as mãos para criar sensação, ou para ajudar com o balanço e postura ou para lidar com o stress ou ainda, para demonstrar alegria.
Fonte(*): Instituto Pensi

Fábio Tajra


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira é sucesso entre clientes e comerciantes

Reforma tributária pode ser enviada para o Plenário em outubro

Maia quer aumentar segurança jurídica para atrair investimentos