Gestores de Cultura podem realizar cursos gratuitos de capacitação

A Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania e o Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul estão ofertando, gratuitamente, dois novos cursos:Museus e Patrimônio e Desing na Economia Criativa. Os cursos são de modalidade de educação à distância (EaD) e as inscrições podem ser feitas a qualquer momento AQUI.
Ainda se encontram disponíveis mais três cursos: O setor de games no Brasil: panorama, carreiras e oportunidades, O setor de games no Brasil: dicas e desafios para empreendedores  e Internacionalização no setor de games. Os alunos podem frequentar mais de um curso ao mesmo tempo e não há prazo determinado para a conclusão. Ao final, os participantes receberão certificado.
Os gestores públicos devem incentivar os profissionais que atuam nos museus municipais a participarem do curso Museus e Patrimônio, visto que é fundamental o estímulo à qualificação dos profissionais do setor museal, no âmbito da gestão pública municipal de cultura.
Apesar de os outros quatro cursos não serem direcionados especificamente aos municípios, as prefeituras podem divulgar os mesmos junto à população, a fim de fomentar a cadeia produtiva do design e do audiovisual no âmbito local. A economia criativa, no campo da cultura, se estrutura em torno de diversos setores, como artesanato, moda, editorial, música, dança, teatro, arte digital e patrimônio cultural.
De acordo com dados de 2018 do então Ministério da Cultura (MinC), as atividades criativas respondem por 2,64% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, superando setores tradicionais da economia, como o têxtil, o farmacêutica e o de eletroeletrônicos. Além disso, englobam 200 mil empresas e instituições, geram cerca de 1 milhão de empregos diretos e pagam mais de R$ 10,5 bilhões de impostos diretos, em nível federal.
Diante disso, os setores culturais devem ser encarados como estratégicos para a economia nacional. Além de contribuírem para o desenvolvimento econômico – haja vista que potencializam a geração de emprego e renda e a arrecadação municipal do ISS e da parcela do ICMS que deve ser transferida ao Município -, os setores culturais ainda estimulam o desenvolvimento social, tendo em vista a sua capacidade de ampliar o repertório de conhecimentos dos cidadãos e de promover a sociabilidade entre eles.
Fonte: Agência CNM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira é sucesso entre clientes e comerciantes

Reforma tributária pode ser enviada para o Plenário em outubro

Maia quer aumentar segurança jurídica para atrair investimentos