Camilo realiza primeira reunião com secretários


O governador Camilo Santana (PT) realizou, na manhã de ontem (2), no Palácio da Abolição, a primeira reunião com a nova equipe do secretariado após a posse, que ocorreu no dia anterior. Na ocasião, o petista fez um balanço do trabalho realizado na primeira gestão e iniciou um alinhamento para os objetivos dos próximos quatro anos sob o Executivo do Estado. A vice-governadora Izolda Cela (PDT) também participou do encontro.
Em sua fala de abertura, o governador enfatizou a importância do primeiro momento com a equipe. “É muito importante que os novos secretários cheguem às secretarias e conheçam o que tem sido feito, as ações desses últimos quatro anos, o que está em andamento, e ver o orçamento de cada pasta. Essa integração entre os secretários é muito positiva para que os projetos do Governo tenham pleno andamento”, ressaltou.
Durante a reunião, Camilo fez um balanço do trabalho desenvolvido entre 2015 e 2018, enfatizando a intenção de intensificar o desenvolvimento das estratégias da Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050. O projeto tem como objetivo, segundo o Governo do Estado, trabalhar a cultura do planejamento na administração pública e, desse modo, chegar com maior facilidade a resultados positivos para a população a longo prazo.
“Vamos discutir o nosso compromisso de governo. O que teremos pelos próximos quatro anos. É importante ter essa primeira etapa. Depois desta reunião inicial, vou passar a me reunir individualmente com cada secretaria, para os secretários estarem preparados com todas as informações e a gente planejar as ações dentro das diretrizes do governo”, explicou ele.
Posse
O governador e os secretários haviam tomado posse na tarde da última terça-feira (1º), em cerimônias na Assembleia Legislativa do Estado e no Palácio da Abolição, respectivamente. No Plenário da Casa, Camilo e Izolda fizeram a leitura e a assinatura do termo de compromisso e posse, com a sessão extraordinária tendo sido conduzida pelo presidente da AL, deputado estadual Zezinho Albuquerque (PDT). Os secretários, por sua vez, foram empossados pelo governador na sede do Governo, em meio a apresentações artísticas de grupos beneficiados por programas sociais da administração estadual.
Cargos
O secretariado diminui de tamanho entre 2018 e 2019, com Camilo tendo enviado ao Poder Legislativo, ao final do ano passado, uma proposta de reforma administrativa da máquina pública. A iniciativa, aprovada pouco depois, além de reduzir o número de secretarias, extinguiu quase mil cargos comissionados do Governo.
“Fizemos uma série de medidas internas, uma reestruturação do ponto de vista de receita. A ideia é que possamos economizar R$ 1 bilhão a partir de 2019, mantendo o nível de investimentos”, disse o governador, ao fim do primeiro mandato. Entre as mudanças promovidas estão a absorção da Secretaria de Políticas sobre Drogas pela Secretaria da Saúde. além da condensação de atribuições de diferentes pastas da administração anterior na Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos – ocupada, hoje, pela antiga secretária da Justiça do Estado, Socorro França.
Para Mauro Filho, atual secretário do Planejamento e Gestão, foi imprescindível efetuar um replanejamento da máquina pública por parte do Governo do Estado. “Aprendi no serviço público, onde estou já há 20 anos, que, se não acompanhar a despesa pública, essa despesa cresce de maneira desordenada. Esse novo modelo de gestão permite fazer um acompanhamento com maior rigor”, explica ele.
“O governador quer aprofundar ainda mais a eficácia do primeiro governo, por isso que estamos cobrando esse resultado ainda mais forte. Vai ser meu papel ampliar esse alcance”, continuou.
OE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa reconhece seis estados como livres de febre aftosa sem vacinação.

Toffoli deixa em aberto prazo para nova proposta de pagamento de multas

Lira sinaliza retaliação caso PSB saia do bloco