Centro de Referência sobre Drogas (CRD) Fortaleza completa quatro anos de funcionamento

Principal equipamento de acolhimento disponibilizado pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), o Centro de Referência sobre Drogas (CRD) Fortaleza completou, neste mês, quatro anos de pleno funcionamento. Desde a inauguração, foram realizados cerca de oito mil atendimentos presenciais.

No CRD Fortaleza, pessoas que enfrentam problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas e seus familiares são acolhidos e orientados sobre prevenção, tratamento e reinserção social e profissional. O atendimento é gratuito e sem necessidade de agendamento, incluindo, ainda, encaminhamentos à rede sócioassistencial e de apoio, bem como a comunidades terapêuticas, além da oferta de orientações.

O equipamento funciona no andar térreo da sede da SPD, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. Atualmente, são realizados, em média, 170 atendimentos presenciais/mês.

O procedimento inicial no CRD Fortaleza é a identificação biométrica do usuário. Em seguida, este é encaminhado para atendimento especializado por parte de um psicólogo ou assistente social. A partir da identificação do perfil do usuário pelo profissional, é realizado o encaminhamento para um dos equipamentos que integram a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), a Rede Sistema Único de Assistência Social (Suas) ou a rede de apoio.

Outra opção de encaminhamento disponibilizada são Comunidades Terapêuticas (CTs), instituições que atuam na forma de prestação de serviço de acolhimento e compõem o Sistema Acolhe Ceará. Além do atendimento presencial no CRD Fortaleza, o público também pode obter informações / orientações profissionais através do telefone 0800.2751475.

O atendimento ao público pelo CRD Fortaleza também ocorre através de uma unidade móvel. O veículo permite levar os serviços para as diversas localidades do Estado. O veículo foi projetado para oferecer espaço adequado para o trabalho de orientação e encaminhamento de pessoas que estejam passando por problemas devido ao uso de drogas e/ou por ter um caso na família ou conhecido que necessidade de cuidados especiais.

Nas localidades visitadas, os profissionais do CRD Fortaleza realizaram, também, o repasse de informações sobre prevenção às drogas para a comunidade, através de palestras e rodas de conversa, bem como reuniões com gestores e capacitação para profissionais envolvidos com a temática das drogas, com ênfase na prevenção. O veículo também funciona como ponto de apoio para a distribuição de material sobre prevenção ao uso de drogas e outros informativos da SPD.

O secretário Especial de Políticas sobre Drogas, Will Almeida, enfatiza a importância da prevenção às drogas, sobretudo junto aos jovens, trabalho que vem sendo efetivado pela SPD. O gestor lembra que a dependência química é uma inimiga silenciosa nas residências, que precisa ser evitada. Will Almeida diz que tem crescido o número de pessoas que buscam acolhimento no CRD Fortaleza e destaca a possibilidade do atendimento através do telefone 0800.2751475.

Serviço:
Centro de Referência sobre Drogas (CRD) Fortaleza
Endereço: Rua Oto de Alencar, 193, bairro Jacarecanga (defronte à praça do Colégio Liceu do Ceará)
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Teleatendimento: 0800.2751475

Fernando Brito
ASCOM/SPD

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa reconhece seis estados como livres de febre aftosa sem vacinação.

Toffoli deixa em aberto prazo para nova proposta de pagamento de multas

Lira sinaliza retaliação caso PSB saia do bloco