Projeto Sementes do Amanhã: formação no Cariri e Sertão Central


Profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS) de nove municípios do Cariri e 13 municípios do Sertão Central participam, na próxima semana, de capacitação para a efetivação do Projeto Sementes do Amanhã em suas localidades de origem. A formação será realizada pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), que desenvolveu o projeto.

O objetivo é a qualificação profissional voltada ao cuidado às mulheres em situação de vulnerabilidade ao uso de álcool e outras drogas que se encontram no ciclo gravídico-puerperal, bem como seus filhos recém-nascidos. Ao concluírem a formação e retornaram aos respectivos municípios, os profissionais farão um plano de intervenção para atuar junto ao público-alvo do projeto por meio de encontros de acompanhamento individuais e coletivos.
O Projeto Sementes do Amanhã pretende enfatizar práticas transformadoras e de cuidado mais humanizado, com aprendizado a partir de problemas e desafios vivenciados na prática cotidiana nas equipes de Saúde. A proposta é quebrar tabus e desconstruir pensamentos estigmatizantes por parte dos profissionais e da sociedade quanto às pessoas que fazem uso e abuso de álcool e outras drogas, evitando descontinuidade no acompanhamento ao público-alvo, com sérias consequências à saúde e à vida.

A primeira formação será realizada no auditório do antigo fórum do município de Assaré, no Cariri, na segunda-feira, 17; e na terça-feira, 18, pela manhã e à tarde. Serão contemplados profissionais da APS dos seguintes municípios: Assaré, Altaneira, Santana do Cariri, Araripe, Salitre, Potengi, Campos Sales, Antonina do Norte e Tarrafas.

A segunda formação da semana ocorrerá na terça-feira, 18; e na quarta-feira, 19, no auditório do Centro Administrativo do município de Banabuiú, no Sertão Central, também pela manhã e à tarde. Os profissionais são provenientes das seguintes localidades: Banabuiú, Milhã, Quixeramobim, Quixadá, Choró, Ibaretama e Ibicuitinga.
A capacitação seguinte será realizada no município de Senador Pompeu, nos dias 20 e 21 (quinta e sexta-feira), no auditório do Hospital Santa Isabel. Participarão da formação profissionais da APS de Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Solonópole, Deputado Irapuan Pinheiro, Mombaça e Pedra Branca.
Em sua primeira edição, o Projeto Sementes do Amanhã da SPD será desenvolvido em 73 municípios cearenses, alcançando cerca de 3.500 mulheres grávidas e puérperas até o final de 2018.

Assessoria de Comunicação da SPD
(85) 3238.5090

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa reconhece seis estados como livres de febre aftosa sem vacinação.

Rede Cuca de Fortaleza está com 5 mil vagas abertas

Segunda etapa do Censo Escolar começa a coletar dados informados pelas escolas