Projeto Sementes do Amanhã: formação na Zona Norte do Ceará
Profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS) de nove municípios da Zona Norte do Ceará participam, nesta segunda-feira, 24; e na terça-feira, 25, de capacitação para a efetivação do Projeto Sementes do Amanhã em suas localidades de origem. A formação será realizada pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), que desenvolveu o projeto.
O objetivo é a qualificação profissional voltada ao cuidado às mulheres em situação de vulnerabilidade ao uso de álcool e outras drogas que se encontram no ciclo gravídico-puerperal, bem como seus filhos recém-nascidos. Ao concluírem a formação e retornaram aos respectivos municípios, os profissionais farão um plano de intervenção para atuar junto ao público-alvo do projeto por meio de encontros de acompanhamento individuais e coletivos.
O Projeto Sementes do Amanhã pretende enfatizar práticas transformadoras e de cuidado mais humanizado, com aprendizado a partir de problemas e desafios vivenciados na prática cotidiana nas equipes de Saúde. A proposta é quebrar tabus e desconstruir pensamentos estigmatizantes por parte dos profissionais e da sociedade quanto às pessoas que fazem uso e abuso de álcool e outras drogas, evitando descontinuidade no acompanhamento ao público-alvo, com sérias consequências à saúde e à vida.
A formação acontecerá no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Sobral, das 8 ás 17 horas. Serão contemplados profissionais dos seguintes municípios: Sobral, Forquilha, Meruoca, Alcântaras, Coreaú, Moraújo, Massapê, Senador Sá e Santana do Acaraú.
Em sua primeira edição, o Projeto Sementes do Amanhã da SPD será desenvolvido em 73 municípios cearenses, alcançando cerca de 3.500 mulheres grávidas e puérperas até o final de 2018.
Serviço:
Programa Sementes do Amanhã - Formação de profissionais da APS
Datas: 24 e 25/9
Horário: 8 às 17 horas
Local: Cerest Sobral - Rua Rua Anaide Andrade, S/N, Sobral-CE
Assessoria de Comunicação da SPD
(85) 3238.5090 - comunicacao@spd.ce.gov.br
Comentários
Postar um comentário