Ministério da Saúde recebe contribuições para o Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois anos

A chegada de uma criança à família traz amor, surpresa, felicidade e muitas dúvidas –principalmente sobre alimentação. Amamentar até que idade? Quando começar a dar alimentos? Que alimentos posso oferecer para bebê? O que é recomendado?
Para ajudar os pais e responsáveis, foi criado o Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois anos, em 2002, com orientações sobre amamentação, introdução alimentar e alimentação de toda a família. Afinal, os dois primeiros anos de vida são decisivos para o crescimento e desenvolvimento da criança, para a formação de hábitos e para sua saúde durante toda a vida. A alimentação tem papel fundamental em todo esse processo.
Atualização do Guia
Neste ano, o Guia será atualizado. O documento está em consulta pública até 25 de agosto e sua participação é fundamental. O Ministério da Saúde quer receber contribuições como críticas e sugestões, para melhoria do documento, tanto de conteúdo como de forma.
A nova edição do Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 anos está alinhada com o Guia Alimentar para a População Brasileira e traz recomendações e informações sobre como alimentar crianças nos dois primeiros anos de vida para promover saúde, crescimento e desenvolvimento. Pretende ser um apoio à família no cuidado cotidiano à criança, tanto nos momentos de dúvida durante o aleitamento materno como no enfrentamento aos desafios cotidianos, no estímulo à prática da cozinha e do comer juntos.
O documento pretende, também, subsidiar ações de educação alimentar e nutricional em âmbito individual e coletivo no Sistema Único de Saúde (SUS) e em outros setores, e ser um instrumento de orientação para políticas, programas e ações que visem apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional das crianças brasileiras. É essa a perspectiva, apresentar as informações necessárias para incentivar, apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população menor de 2 anos de idade.

Com informações do MS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa reconhece seis estados como livres de febre aftosa sem vacinação.

Toffoli deixa em aberto prazo para nova proposta de pagamento de multas

Lira sinaliza retaliação caso PSB saia do bloco