CMFor celebra 59 anos da Guarda Municipal de Fortaleza


Em comemoração ao aniversário da Guarda Municipal de Fortaleza, a CMFor realizou na tarde desta sexta-feira, 10, no auditório Ademar Arruda, uma sessão solene em homenagem aos 59 anos da Instituição. A autoria do evento ficou por conta do vereador Márcio Cruz (PSD).
O vereador Márcio Cruz fez a saudação inicial aos presentes na cerimônia e lamentou que o secretário da Segurança Cidadã não ter liberado os guardas que seriam homenageados nesta tarde e que estão de serviço. O vereador destacou que a solenidade é uma justa homenagem à instituição.
“Sabemos que a Guarda Municipal de Fortaleza ocupa um importante lugar no cenário da segurança pública, seja através da segurança nas escolas, segurança dos prédios públicos, bem como nas torres nas áreas mais violentas de Fortaleza. Nós entendemos que a Guarda veio para somar junto à Polícia Militar, Polícia Civil e para dar a proteção que a população tanto clama em Fortaleza”, evidenciou Cruz.
João Eudes da Silva, um dos homenageados no evento, ressaltou que a Guada Municipal representa muito na vida dele. “A Guarda Municipal é tudo para mim. Eu tenho uma vida toda na corporação e eu posso falar que amo de coração a minha instituição. Estou preste a ir para a aposentadoria e já estou trabalhando esse lado, pois como vou me acostumar sem ela?”, questionou João Eudes.
A cerimônia homenageou diversos guardas, inspetores e subinspetores que se desatacaram à frente da Corporação.
História da Guarda Municipal de Fortaleza
A Guarda Municipal de Fortaleza foi criada pela Lei Municipal nº 1.396 de 10 de julho de 1959, na gestão do prefeito General Manuel Cordeiro Neto. A instituição era constituída por 150 servidores: três fiscais de 1ª classe (3); quatro fiscais de 2ª classe (4); cinco fiscais de 3ª classe; oito guardas de 1ª classe e 130 guardas municipais. A forma de ingresso foi estabelecida no decreto nº 2.286 de julho de 1962.
No ano de 1968, a Guarda Municipal foi extinta. A Lei nº 3.557, de 2 de julho, criou o Departamento de Vigilância Municipal com as mesmas atribuições. Em 1985, a Lei nº 6.038 extinguiu o Departamento de Vigilância e criou a Guarda Civil de Fortaleza. Nessa época, a Corporação foi dividida em: núcleo de Guardas masculinos, núcleo de Guardas femininos e Departamento de Assuntos Administrativos. Na mesma ocasião foi criado o cargo de Diretor Geral. A Instituição passou por novas mudanças em 1989, com o decreto nº 8.031, de 31 de julho de 1989, que aprovou a criação dos cargos de Diretor Geral, Diretor Adjunto e a criação de novos setores: unidade de comando operacional, unidade administrativa e financeira, dentre outros departamentos.
Em 2000, a Instituição passa por novas transformações como fazer parte do Plano Nacional de Segurança Pública e surge a oportunidade da elaboração e aprovação de convênios junto ao Governo Federal. Em 2002, é realizado concurso público para o provimento de cargos de guardas e subinspetores (2002). Com a Lei Complementar nº 17, de 07 de junho de 2004, nasce o Sistema Municipal de Segurança e Cidadania, através da união da Guarda Municipal de Fortaleza e dos Agentes de Cidadania, passando estes últimos posteriormente a ter atribuições de defesa civil.
Em 2005, deu-se a inclusão da Guarda Municipal no Programa Nacional de Segurança Pública com cidadania (PRONASCI) e aprovação de convênios com os Governos Federal e Estadual. O último concurso para Guardas foi realizado em 2006. Atualmente, a Guarda Municipal e Defesa Civil conta com 1003 Guardas Municipais, 516 subinspetores, 6 inspetores , 10 agentes de segurança institucional , 30 agentes administrativos, 8 auxiliares, 2 advogados e 2 administradores.
Desde 2003, a Guarda Municipal ganhou mais um braço que é a Defesa Civil do Município. São ao todo 116 agentes de defesa civil que integram o quadro de servidores da Instituição.
Fonte: Cmfor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira é sucesso entre clientes e comerciantes

Reforma tributária pode ser enviada para o Plenário em outubro

Maia quer aumentar segurança jurídica para atrair investimentos