Terapias alternativas disponíveis no SUS


Acupuntura, terapias holísticas, águas florais, cromoterapia, são terapias que passam a integrar o SUS – Sistema Único de Saúde. Esta decisão foi proferida pelo Ministério da Saúde.

O órgão apurou relatórios de diversas entidades cientificas que comprovam a eficácia no tratamento de algumas doenças, servindo como auxilio na ação médica tradicional.

O efeito, diz a pasta, é promover bem-estar e diminuir o estresse e a ansiedade. Baseadas em conhecimentos tradicionais, práticas como essas têm sido adotadas com maior frequência em unidades da rede pública de saúde. Com a ampliação, anunciada, serão 29 práticas desse tipo disponíveis para os pacientes. No SUS, são chamadas de "práticas integrativas" ou "complementares" à medicina convencional. Cabe às unidades de saúde municipal e estadual decidir se adotam ou não os tratamentos. 88% deles são oferecidos na rede de atenção básica. A oferta dessas práticas pelo.

A lista das atividades pode ser solicitada pela Secretaria Municipal de Saúde ao Ministério e o Poder Legislativo deve oportunizar esta discursão através de requerimento e audiência pública tratando com especialistas.

Fábio Tajra
Ps. Segue abaixo vídeo do programa Participação Popular da TV Câmara, exibido 09/04/2018. Um debate atual sobre o tema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa reconhece seis estados como livres de febre aftosa sem vacinação.

Toffoli deixa em aberto prazo para nova proposta de pagamento de multas

Lira sinaliza retaliação caso PSB saia do bloco