Terapias alternativas disponíveis no SUS


Acupuntura, terapias holísticas, águas florais, cromoterapia, são terapias que passam a integrar o SUS – Sistema Único de Saúde. Esta decisão foi proferida pelo Ministério da Saúde.

O órgão apurou relatórios de diversas entidades cientificas que comprovam a eficácia no tratamento de algumas doenças, servindo como auxilio na ação médica tradicional.

O efeito, diz a pasta, é promover bem-estar e diminuir o estresse e a ansiedade. Baseadas em conhecimentos tradicionais, práticas como essas têm sido adotadas com maior frequência em unidades da rede pública de saúde. Com a ampliação, anunciada, serão 29 práticas desse tipo disponíveis para os pacientes. No SUS, são chamadas de "práticas integrativas" ou "complementares" à medicina convencional. Cabe às unidades de saúde municipal e estadual decidir se adotam ou não os tratamentos. 88% deles são oferecidos na rede de atenção básica. A oferta dessas práticas pelo.

A lista das atividades pode ser solicitada pela Secretaria Municipal de Saúde ao Ministério e o Poder Legislativo deve oportunizar esta discursão através de requerimento e audiência pública tratando com especialistas.

Fábio Tajra
Ps. Segue abaixo vídeo do programa Participação Popular da TV Câmara, exibido 09/04/2018. Um debate atual sobre o tema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa reconhece seis estados como livres de febre aftosa sem vacinação.

Rede Cuca de Fortaleza está com 5 mil vagas abertas

Segunda etapa do Censo Escolar começa a coletar dados informados pelas escolas