Secretária das Cidades negocia investimento do Banco KFW para fortalecimento do Sisar

Na tarde desta segunda-feira (28), o secretário das Cidades, Paulo Henrique Lustosa,  recebeu representantes da Alemanha para negociar financiamento com o objetivo de fortalecer Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), por meio do fundo europeu LAIF (Latin America Investment Facility). Na oportunidade, foram apresentados o modelo de gestão dos Sisars e o programa de saneamento rural “Águas do Sertão”, da SCidades, que está em fase de preparação.
O objetivo da negociação é investir em capacitação, construção de sede própria e aquisição de veículos e equipamentos para a infraestrutura dos Sisars no Estado. Iniciado no Ceará em 1996, o Sisar atualmente tem oito unidades e atende aproximadamente 552 mil pessoas de comunidades rurais beneficiadas com sistemas de abastecimento de água, que são gerenciados pelos próprios moradores. A gestão do dos sistemas conta com a participação e orientação da Cagece.
Na ocasião, o secretário Paulo Henrique Lustosa fez um balanço da situação do saneamento no Estado, abordando a importância do fortalecimento do Sisar. “É importantíssimo ampliar a oferta de infraestrutura de abastecimento de água, mas precisamos fortalecer o modelo de gestão para superar os desafios de desenvolvimento institucional para a prestação desse serviço por parte do Sisar. Esse investimento no modelo de gestão permite que a gente produza aprendizado e que a gente possa usar cada vez mais essa experiência do Sisar e outras experiências como plataforma de cooperação técnica com outros países”, afirmou o secretário.
A Chefe da Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da República Federal da Alemanha no Brasil, Annette Windmeisser, destacou a importância de poder investir em saneamento rural no Ceará.  “Acho que a situação de abastecimento de água do Ceará é muito difícil para cozinhar, para a agricultura, para o sustento. A Alemanha está muito feliz de poder apoiar sistema para abastecimento da água, e também saneamento. Acho que o sistema é bastante novo e interessante nas obras do Ceará, para outras regiões do Brasil e também do mundo”, disse Annette Windmeisser.
Também participaram do evento o secretário Adjunto das Cidades, Marcílio Gomes, o secretário Executivo da pasta, Antônio Nei de Sousa, o coordenador de Projetos Saneamento e Mobilidade Urbana do Banco alemão KFW, Victor Valente, o Adido de Cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil, Asier Santillán Luzuriaga, além de técnicos da SCidades e da Cagece.
A missão vai até a próxima quarta-feira (30), e os representantes do Banco KFW e da UE, vão realizar visitas a alguns municípios do Estado, como Sobral, Acaraú, Aranaú, Coqueiro e Caucaia para conhecer o funcionamento dos Sisars e Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário.
Fonte: http://www.cidades.ce.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa reconhece seis estados como livres de febre aftosa sem vacinação.

Toffoli deixa em aberto prazo para nova proposta de pagamento de multas

Lira sinaliza retaliação caso PSB saia do bloco