Defesa Civil Nacional capacita estados para atuação em desastres naturais
Acre, Pará, São Paulo e Sergipe foram os primeiros a receber orientações. Objetivo é otimizar o tempo de atendimento à população.
Brasília-DF, 21/5/2018 - Mais de 240 representantes de Defesas Civis estaduais foram capacitados pelo Ministério da Integração Nacional para atuação em desastres naturais, nos últimos três meses. Profissionais do Acre, Pará, São Paulo e Sergipe foram os primeiros a participar das oficinas que visam estimular ações preventivas e reduzir o tempo de atendimento à população diante de uma situação de emergência. A expectativa é que até o final de 2018 todos os estados passem pelo treinamento.
"O objetivo é incentivar as equipes a atuarem de forma preventiva e também capacitá-los para o uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) e do Cartão de Pagamento da Defesa Civil (CPDC). O domínio destes instrumentos reduz consideravelmente o tempo entre o registro da ocorrência e a chegada do apoio federal", explica o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Ramlow.
Coordenados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração, os encontros abordam medidas de prevenção, resposta e recuperação em situação de desastres naturais. As próximas edições estão programadas para o Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Norte.
O coordenador da Defesa Civil de Sergipe, Alexandre Alves, participou da última turma de capacitação e acredita que a iniciativa contribuirá de forma significativa para o trabalho no estado e em municípios. "Este processo tem efeito direto para a população, pois nos dá maior precisão para atuar no atendimento imediato após ocorrências e também amplia as oportunidades de prevenção", afirmou.
Durante o encontro, por exemplo, são detalhadas técnicas para aplicação de medidas de socorro e assistência à população impactada. As equipes estaduais também são orientadas quanto à solicitação de recursos para o restabelecimento de serviços essenciais e sobre a elaboração de projetos para recuperação de áreas danificadas por desastres naturais.
"Esta preparação é de extrema importância, pois além de reduzir o tempo de atendimento, habilita o profissional a evitar o agravamento de ocorrências, o que é fundamental em situações emergenciais", frisa a diretora do Departamento de Prevenção e Preparação da Sedec, Adelaide Nacif.
FONTE: http://www.integracao.gov.br
Comentários
Postar um comentário