Projeto Transformando Vidas para dependentes químicos em tratamento
Secretário da SPD, Wil Almeida. |
A chance de mudar de vida com o aprendizado de uma nova profissão será ofertada para 300 acolhidos em Comunidades Terapêuticas (CTs). Atualmente em tratamento da dependência química, eles participarão de diversos cursos gratuitos viabilizados pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).
Os cursos estão inseridos no Projeto Transformando Vidas, que alcançará 15 CTs que prestam serviço de acolhimento à SPD até o final de fevereiro de 2019. As aulas serão ministradas por instrutores das ONGs Indesa, AACC, Instituto Maria da Hora e Idear. Ao final, os alunos receberão certificado de conclusão. Uma articulação da SPD com o Sistema Nacional de Emprego / Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) facilitará a inserção dos novos profissionais no cadastro de empregos e geração de renda.
O Projeto Transformando Vidas proporcionará os seguintes cursos, com duração de 80 a 100 horas/aula: eletricista predial, pintura e textura de paredes, mecânica de motos, doces e salgados, barbeiro e cabeleireiro. São ofícios que, atualmente, apresentam maior demanda por profissionais especializados no mercado de trabalho, o que contribui para o aproveitamento da mão de obra qualificada.
A parceria da SPD com a STDS visa levar qualificação para dependentes químicos em recuperação. Muitos deles não têm qualquer tipo de formação profissional, o que dificulta que obtenham uma colocação no mercado de trabalho ao final do tratamento. A ideia é mudar essa realidade, levando em conta que a criação de oportunidades de aprendizado de um ofício é fundamental para a reinserção social e profissional dos usuários de drogas, contribuindo para a recuperação e a melhoria da autoestima, além de reduzir novas possibilidades de uso de drogas.
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 | comunicacao@spd.ce.gov.br
Comentários
Postar um comentário