Hospital Geral Dr. César Cals forma 12 novos residentes multiprofissionais

 

Encerramento da 9ª turma ocorreu na última segunda-feira (5)

A emoção tomou conta da cerimônia de encerramento da 9ª turma do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional – Resmulti) na última segunda-feira (5), no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). O evento, realizado no Auditório II do Centro de Estudos, no Anexo do equipamento, reuniu residentes, preceptores, representantes do Centro de Estudo Aperfeiçoamento e Pesquisa Professor Otho Leal Nogueira (CEAP) e as direções médica e técnica do HGCC.

Em seu momento de agradecimento, a enfermeira Maria Eduarda Lima se emocionou ao lembrar dos desafios e barreiras que precisou superar para concluir esse ciclo. O momento era de gratidão. “O HGCC é uma escola. Ele nos prepara para todas as situações em função da grande demanda e por ser um hospital terciário de alto risco. Quando a gente vai para os outros hospitais, a gente percebe o quanto é enriquecedor fazer a residência no HGCC”, compartilha.

De acordo com Sueli Albuquerque, coordenadora do Programa Uniprofissional de Enfermagem Obstétrica da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), a Resmulti sofre influência das políticas norteadoras da instituição. “A gente trabalha não só a especialidade, mas também a formação desse profissional residente, atuante no Sistema Único de Saúde (SUS). Nessa perspectiva, os nossos residentes são formados não só com o olhar da sua especialidade, mas com um olhar multiprofissional e que engloba toda a essência do SUS”, explica.

As Residências em Saúde constituem uma modalidade de ensino de Pós-graduação lato sensu e buscam promover a educação em saúde e a formação de recursos humanos para o SUS

Para a gestora, o HGCC traz para os residentes a vivência da alta complexidade, da gestão de alto risco e um olhar para os mais diversos casos e a Residência Uniprofissional, por sua vez, traz a potencialidade das boas práticas do parto, que coloca a mulher no protagonismo do seu momento. “Dentro de um cenário de referência, em um ambiente terciário, ações como essas humanizam o atendimento, trazem a oportunidade de a gente conseguir vivenciar um tratamento realmente humanizado”, reflete.

Nesta edição, 12 profissionais nas áreas de Enfermagem obstétrica e neonatal, Psicologia, Fisioterapia e Serviço Social, com ênfase em Obstetrícia e Neonatologia, concluíram a Residência

A Resmulti integra um convênio entre o HGCC e a ESP/CE, unidade também integrante da Rede Sesa. O financiamento é garantido pelo programa de Residência em Saúde do Ministério da Saúde e Ministério da Educação e tem duração de dois anos. Nesta edição, 12 residentes nas áreas de Enfermagem obstétrica e neonatal, Psicologia, Fisioterapia e Serviço Social, com ênfase em Obstetrícia e Neonatologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toffoli deixa em aberto prazo para nova proposta de pagamento de multas

Mapa reconhece seis estados como livres de febre aftosa sem vacinação.

Lira sinaliza retaliação caso PSB saia do bloco