Zezinho Albuquerque divulga Seminário Internacional de Segurança Pública

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), visita, nesta segunda-feira (28/05), veículos de comunicação de Fortaleza para divulgar o Seminário Internacional sobre Segurança Pública, promovido pela Casa de 5 a 8 de junho no Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes (anexo II).
Durante a manhã, Zezinho Albuquerque esteve no Sistema Verdes Mares de Comunicação (SVM). Ele foi recepcionado pelo diretor de Relações Institucionais, Programação e Jornalismo, Paulo César Norões; pelo Superintendente do Diário do Nordeste, Pádua Lopes; do Coordenador Comercial do SVM, Rafael Rodrigues; e o diretor de Jornalismo da Rádio Verdes Mares e TV Diário, Roberto Moreira.
O presidente da AL pediu apoio e participação da imprensa na divulgação e discussão sobre o tema. A ideia, segundo ele, é que, a partir dos diversos pontos tratados na discussão, seja criado um documento, a ser repassado para as gestões do Estado e dos municípios, assim como para as casas legislativas, no sentido de fomentar a criação de um Plano de Segurança Pública.
Zezinho Albuquerque lembrou que o governador Camilo Santana já fez referência à criação de um plano nacional de segurança pública e afirmou que a AL possui intenções de contribuir. “O mais importante, entretanto, é discutir o tema. A AL já criou o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA), já criamos o Ceará Sem Drogas, e agora vamos tentar reunir as principais mentes que estudam e trabalham cotidianamente o tema violência, e tentar extrair possíveis soluções para o problema da violência, que está em evidência como nunca antes, não só no Ceará, mas em todo o Brasil”, disse.
O roteiro de visitações teve início nesta manhã com a passagem pelo Sistema Verdes Mares de Comunicação, e deverá continuar no período da tarde, com visitas ao Grupo Cidade de Comunicação, ao Sistema Jangadeiro de Comunicação e ao Grupo de Comunicação O Povo.
OBJETIVOS
O Seminário Internacional de Segurança Pública objetiva instrumentalizar os Poderes Legislativo e Executivo brasileiros, respectivamente, com indicações de caráter normativo e proposições de medidas e ações referentes à execução de uma política de segurança pública resolutiva e de resultados concretos.
Para tanto, a Assembleia Legislativa buscou o apoio técnico-científico do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Casa; da Universidade Federal do Ceará (UFC); da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), para aprofundar o tema e encontrar caminhos para a geração de políticas públicas que ofereçam alternativas ao cenário que tanto preocupa a sociedade.
Esse comitê técnico científico é composto pelo Secretario Executivo do Conselho de Altos Estudos da AL, José Mailson Cruz; pela advogada e assessora parlamentar da AL, Luiza Perdigão; pelos sociólogos e membros do Laboratório de Estudos da Violência da UFC,  Dr. César Barreira e Dr. Luiz Fábio Paiva; pelo coordenador do Laboratório de Estudos da Conflitualidade e da Violência da Uece, Dr. Geovani Jacó de Freitas; pela coordenadora do Laboratório de Direitos Humanos, Cidadania e Ética (LabVida) da Uece, Dra. Glaucíria Mota Brasil, e pelo advogado criminalista e professor da Unifor e UFC, Dr. Nestor Santiago.
A programação conta com seis mesas temáticas, oito fóruns e quatro conferências, que devem acontecer no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes e nas salas da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).
Conforme a assessoria do Conselho de Altos Estudos da AL, as mesas discutirão macro questões desterritorializadas relacionadas com a política de segurança pública; os fóruns serão para discussões de corte territorial privilegiando o público jovem e universitário; enquanto as conferências serão realizadas por personalidades de renome com experiência no campo da gestão e do estudo das políticas públicas.
Entre os temas abordados, Estado Prisional; Tecnologia, Inteligência e Segurança Pública;  Direitos Humanos e Políticas de Segurança Pública; Crimes Cibernéticos; Feminicídio; Coletivos, Movimentos Sociais e Políticas de Segurança; Políticas de Reversão à Violência; A Inteligência como ferramenta de prevenção à violência; entre outros.
PE/PN
Fonte: www.al.ce.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital Geral Dr. César Cals forma 12 novos residentes multiprofissionais

Mapa reconhece seis estados como livres de febre aftosa sem vacinação.

Toffoli deixa em aberto prazo para nova proposta de pagamento de multas